Blog  »  AprendizadoAprendizado rápidoLinha EditorialMarketingRedes sociaisTécnicas de aprendizadoTécnicas de vendas   »  

TÉCNICAS SIMPLES PARA APRENDER QUALQUER COISA DE FORMA RÁPIDA

TÉCNICAS SIMPLES PARA APRENDER QUALQUER COISA DE FORMA RÁPIDA

TÉCNICAS SIMPLES PARA APRENDER QUALQUER COISA DE FORMA RÁPIDA

No cotidiano da geração atual, é necessário aprender cada vez mais e no menos tempo possível!

Em vez de quebrar a cabeça com conceitos que parecem impossíveis, utilizar outras técnicas pode descomplicar todo o trabalho. Além de entender com mais facilidade, você manterá toda informação fresquinha na cabeça.

Conheça algumas dessas técnicas:

Aprender Fazendo

A primeira técnica é aprender fazendo. Por algum motivo nosso cérebro aprende de forma muito mais rápida quando estamos totalmente envolvidos de uma forma ativa com o que estamos tentando aprender.

Pesquisas mostram que a retenção média de quando estamos aprendendo algo novo é de:
– 10% quando estamos lendo.
– 20% quando estamos vendo um vídeo.
– 50% quando vemos uma demonstração.
– 70% quando praticamos o que nós aprendemos.
– 90% quando usamos e fazemos imediatamente o que acabamos de aprender.

Conheça as possibilidades de aprendizado

É muito comum associar a leitura aos estudos, não é? Mas além dessa opção, há quem se dê bem com vídeos, enquanto outras pessoas arrasam ao ouvir podcasts ou reescrever as informações adquiridas.

O que não faltam são alternativas e entender como elas funcionam para você é o primeiro passo para acelerar o seu processo.

Relacione com o seu cotidiano

Procure memorizar conteúdo relacionado com coisas que você já conhece. É muito difícil aprender coisas isoladas, mas, quando conectamos elas com o nosso cotidiano, criamos uma “ponte”. Isso é muito útil quando estamos estudando idiomas.

O nosso cérebro entende melhor quando há um contexto.

Busque seu horário mais produtivo

Com certeza, existe algum horário do dia em que você se sinta mais disposto. Um período no qual sua concentração, produtividade e energia estão a todo vapor. Identifique esses momentos e aproveite-os ao máximo para centralizar a maior parte de seus estudos.

Não é necessário estudar por horas para assimilar conteúdos, na verdade, isso não é recomendado. Reserve, então, até 4 horas de estudo para manter seu foco em alto desempenho. Dessa forma, você evitará a sonolência, o cansaço e até a falta de ânimo.

Pare e descanse

Existem diversos estudos em todo o mundo demonstrando que se você dormir bem, conseguirá ficar mais focado e aprender mais rápido.

O descanso melhora sua memória, além de ajudar a lidar melhor com o estresse.

Além de uma boa noite de sono, é importante fazer pequenas pausas ao longo do tempo de estudo.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e entender quais se adaptam melhor ao seu dia a dia, ao seu ritmo e ao seu objetivo de aprendizado.

Tudo isso contribui para a sua evolução!