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Up Selling e Cross Selling: Estratégias para vender mais!

Up Selling e Cross Selling: Estratégias para vender mais!

Up Selling e Cross Selling: Estratégias para vender mais!

Um dos principais desafios de um negócio é encontrar formas de atrair novos consumidores. Mas é importante investir também no potencial de compra de clientes atuais!

As estratégias de cross selling e up selling são extremamente eficazes para isso, baseando-se na oferta de produtos complementares ou superiores aos que o comprador está adquirindo.

É uma venda não anunciada, mas estrategicamente bem planejada, sempre com cuidado a cada etapa, para conseguir desenvolver bem tanto o cross selling como o up selling com quem já conhece a sua empresa.

Vamos conhecer melhor sobre essas duas estratégias?

Cross Selling

Sabe quando você acessa um site, compra um produto e ao lado aparecem sugestões que complementam o seu pedido? Isso é Cross-Selling! Trata-se de uma técnica de venda que consiste em oferecer ao consumidor outros produtos relacionados.

Existem muitas formas de colocá-las em prática. Ela pode aparecer durante a compra ao adicionar determinado produto ao carrinho ou mesmo apresentar sugestões do que outras pessoas adquiriram junto daquele item, para motivar mais compras. Embora seja utilizado especialmente durante a pré-compra, a técnica costuma ser eficiente inclusive para fidelizar os clientes.

Algumas etapas são fundamentais para o seu planejamento de cross-sell. Antes de aplicar a estratégia, é importante:

– Avaliar quais produtos e serviços relacionados são adequados para a venda cruzada;

– Identificar os clientes adequados para o cross-sell;

– Entender a jornada do cliente para acertar a oferta de cross-sell.

Up Selling

O up selling, como o nome sugere, tem a ver com o conceito de “upgrade”. Ou seja, o objetivo é fazer o consumidor comprar um produto melhor do que aquele que ele buscou, demonstrando a ele as vantagens que terá ao fazer isso.

O up selling nada mais é que oferecer ao consumidor a um nível avançado de compra. Por exemplo, o cliente está comprando um produto e você oferece um ainda melhor, por um pequeno aumento de preço. Ou, então, colocar seu cliente na contratação de um pacote VIP.

Para que o up-sell funcione e traga os resultados esperados, a sua empresa precisa:

– Construir o relacionamento com o cliente e ganhar sua confiança;

– Identificar suas necessidades;

– Recomendar o produto ou serviço certo.

Qual a diferença entre Up Selling e Cross Selling?

Embora tenham conceitos e objetivos semelhantes, a principal diferença entre upsell e cross sell está na finalidade dos produtos ofertados. O up selling trabalha para que os clientes comprem um produto ou serviço mais completo, com mais funcionalidades e mais caro. Já o cross selling foca na adição de produtores complementares