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Tofu, Mofu e Bofu: Entenda as 3 etapas do funil de vendas

Tofu, Mofu e Bofu: Entenda as 3 etapas do funil de vendas

18 de janeiro de 2022 3 min de leitura
Tofu, Mofu e Bofu: Entenda as 3 etapas do funil de vendas

Se você chegou até este texto é porque provavelmente trabalha com Marketing Digital ou está preocupado com a qualificação dos seus leads.

Devido a grande competitividade no mercado, criar conteúdos é essencial para ter um bom canal de informações para seus clientes. Dessa forma é possível gerar proximidade, envolvimento, engajar, atrair novos leads, e pessoas que são fisgadas por encontrar nos seus conteúdos o que tanto procuravam.

Para que o marketing de conteúdo seja efetivo, no entanto, deve-se compreender o funil de vendas desde um público generalizado até um mais específico.

Atualmente, há três diferentes tipos de conteúdo que sua empresa pode produzir para gerar tráfego entre seus canais e consequentemente, mais vendas. São elas: TOFU (Top of the Funnel ou Topo de Funil), MOFU (Middle of the Funnel ou Meio de Funil) E BOFU (Bottom of the Funnel ou Fundo de Funil)

Nesse artigo, você vai entender melhor sobre as fases do funil de vendas!

TOFU (Topo de funil)

 

Essa fase corresponde aos primeiros contatos que um prospect terá com seu conteúdo.

Nela, informações generalizadas sobre o produto ou serviço, e primeiras informações sobre o mercado devem ser incluídas.

Nessa fase o público ainda é muito generalizado para consumir seu produto/serviço e provavelmente ainda não conhece a fundo a sua empresa.

Para um público generalizado é necessária uma comunicação simples e de fácil entendimento. O público alvo precisa ser estimulado a resolver o problema, e a chave para sanar essa necessidade é o produto/serviço oferecido.

MOFU (Meio de funil)

 

Nessa fase estão os leads, pessoas que realmente entendem que a sua empresa é a solução para o problema delas.

Nesta fase, é importante sanar as duvidas do lead, fazer com que ele confie na sua empresa e mostrar que domina o assunto. É muito importante também conduzir o lead de forma correta e oferecer conteúdo de acordo com a sua necessidade, para que ele passe para a próxima etapa do processo de compra.

Elas estão mais interessadas do que perspectivas no TOFu sobre o seu negócio, mas elas ainda não estão prontas para entrar em contato com você ou contratá-lo.

BOFU (Fundo de funil)

 

Após passar pelas outras fases, haverá uma audiência cada vez menor.

Essa audiência, no entanto, estará realmente interessada nos seus produtos ou serviços e é um potencial cliente para ele, é o público ideal para ser abordado pela equipe de vendas.

Até atingir esse público, é necessário, no entanto que as outras etapas tenham acontecido de modo adequado.

Os conteúdos de fundo de funil precisam apresentar todas as informações e argumentos que possam auxiliar o lead na tomada de decisão. Eles já conhecem o problema, já conhecem as alternativas de solução, e precisam, enfim, decidir entre você e seu concorrente.

Descontos, ofertas e outras vantagens são diferentes tipos de conteúdos que podem ajudar a encaminhar a lead para a sua equipa de vendas. Testemunhos de clientes também podem ser muito interessantes para posicionar o seu produto/serviço como a escolha acertada.

Foque na criação de conteúdo e nas trilhas de nutrição com foco em guiar um usuário do topo para o meio, e do meio para o fundo do funil.

O funil de vendas é um modelo estratégico que deve ser adotado por toda empresa que deseja potencializar seus resultados.