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Os 4 principais tipos de posicionamento estratégico

Os 4 principais tipos de posicionamento estratégico

Os 4 principais tipos de posicionamento estratégico

Os donos e gerentes de negócios precisam estar atentos para garantir que seu posicionamento estratégico seja do melhor interesse de sua empresa.

O posicionamento estratégico não é uma decisão, mas o resultado de um processo. Mesmo que você consiga identificar um ponto de vista, para se firmar no mercado, você precisa desenvolver e executar um plano estratégico que conduza todas as decisões da sua empresa.

Em outras palavras, o posicionamento estratégico não é resultado de uma única decisão, mas de uma série de escolhas, todas desenhadas para proporcionar a vantagem necessária em um mercado competitivo.

Posicionamento por preço

As estratégias desenvolvidas com base no preço têm o objetivo de atrair um público específico com base em seu poder aquisitivo, ou seja, na quantia financeira que essas pessoas estão dispostas a pagar pelo produto ou serviço em questão. Para fazer uso desse tipo de posicionamento, é preciso ter uma marca forte.

Com base na diferenciação competitiva

Em uma estratégia de posicionamento baseada na diferenciação competitiva, as marcas precisam focar no que fazem de melhor para se destacar da concorrência. Para identificar essa diferença, anunciantes e relações públicas costumam realizar sessões de brainstorming.

Posicionamento por segmento de mercado

Ocorre quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, se tornando a única que oferece determinado produto ou serviço.

Assim, o trabalho de comunicação é muito mais voltado para as relações públicas e o relacionamento com os clientes e outros stakeholders do que para a publicidade.

Com base no benefício oferecido

Nesse contexto, a gestão da marca foca nos resultados que os clientes obterão ao utilizar determinado produto ou serviço. Por exemplo, a Nike atua nas mais diversas mídias, focando nas melhorias que a saúde e o exercício podem trazer para as pessoas. Dessa forma, quem compra um tênis de marca, não está apenas comprando um sapato, mas um benefício, e um benefício ao usar o produto.

Alguns dos benefícios que as marcas dispõem quando planejam e executam seu posicionamento estratégico, são:

– Diferenciais da marca esclarecidos para o público-alvo;
– Conquista de um local na mente dos consumidores;
– Aumento da reputação da marca no segmento;
– Maior chance de preferência dos clientes;
– Conquista do público ideal;
– Objetivo da marca definido e organizado.

Cada caso é um caso, e o posicionamento estratégico depende do seu produto ou serviço, de como seu público percebe seu produto. O primeiro passo é analisar seu público-alvo e observar seus consumidores, que são os principais responsáveis ​​pelo sucesso do seu negócio.

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