Blog  »  ConcorrênciaFunil de vendasMarketingMarketing de relacionamentoTécnicas de vendasTráfegoVendas   »  

NUTRIÇÃO DE LEADS: O QUE É E COMO OBTER SUCESSO COM ESSA ESTRATÉGIA

NUTRIÇÃO DE LEADS: O QUE É E COMO OBTER SUCESSO COM ESSA ESTRATÉGIA

NUTRIÇÃO DE LEADS: O QUE É E COMO OBTER SUCESSO COM ESSA ESTRATÉGIA

A nutrição de leads já é uma estratégia integrada no marketing digital com o objetivo principal de tornar os potenciais clientes (prospects) mais educados e agilizar o processo de decisão de compra, proporcionando oportunidades mais qualificadas para a equipe comercial de uma empresa.

Oferecer um produto ou serviço para um contato que não está pronto para fazer uma compra é, sem dúvidas, uma perda de tempo. Principalmente, em empresas B2B, em que os clientes dificilmente fazem uma compra por impulso.

Além disso, é bem provável que esse comportamento afaste o lead da sua empresa, afinal, ninguém gosta de ficar recebendo ofertas de produtos e serviços pelos quais não está interessado.

Com a ajuda de ferramentas de automação de marketing, torna-se escalável e mais eficiente. As equipes de marketing são responsáveis ​​por lidar com esse relacionamento com os prospects no topo e no meio do funil de vendas, mas os vendedores também podem usá-lo em processos que têm ciclos de vendas mais longos e exigem mais pontos de contato entre as partes. O cultivo ajuda a manter os prospects “aquecidos” e aumenta as chances de fechar um negócio.

Determinar quem é a persona e em qual etapa da jornada ela está

A persona da sua empresa já deve estar definida desde a criação dos canais de geração de leads. Entretanto, se esse não é o seu caso, não tem problema. Comece agora criando as personas que representam os clientes ideais da sua organização e ligando elas aos canais que sua empresa já tem a disposição.

Entender quem é a persona, ou as personas, que a sua empresa atende é fundamental para descobrir suas necessidades, objetivos, medos e linguagem

Apostar no conteúdo direcionado

Lembre-se da expressão que você tem que estar no lugar certo, na hora certa, na hora certa? Essa é toda a ideia de usar conteúdo direcionado para treinamento de líderes.

Fazer isso é desafiador e requer algumas ferramentas de suporte para facilitar o trabalho da equipe de marketing.

Mas primeiro, você precisa moldar o perfil do seu negócio, ou seja, entender quais são os diferentes tipos de clientes em potencial, seus desejos, necessidades e até mesmo suas limitações.

Com essas informações, você pode planejar uma estratégia de marketing de conteúdo com diferentes tipos de conteúdo para cada perfil de persona.

Defina o período e os canais

Tenha uma comunicação sólida e efetiva, não demore muito entre um contato e outro. Dessa forma, você evita que o seu lead relembre que um dia conversou com você, o que pode esfriá-lo para uma próxima comunicação.

Permita que seu lead escolha o canal que prefere se comunicar. Em um formulário, por exemplo, você pode criar um campo onde ele indicará por onde deseja ser abordado, por e-mail, ligação, SMS ou mensagem no WhatsApp.

Analise os resultados

Revisite constantemente dados como: aberturas, cliques de e-mails, cliques em links, conversão em formulários, respostas. Dessa forma fica mais fácil e intuitivo medir a eficiência da estratégia e possibilitar otimizações futuras.

A Nutrição de Leads é uma ótima estratégia para garantir sucesso nos objetivos de venda da sua empresa. Para isso, é importante focar em cuidar para que o conteúdo oferecido por você seja personalizado, interessante e chegue para a pessoa certa, no momento certo, trazendo a atenção do seu potencial cliente para a sua marca!