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Modelo AIDA: Como criar anúncios que convertem

Modelo AIDA: Como criar anúncios que convertem

31 de janeiro de 2022 4 min de leitura
Modelo AIDA: Como criar anúncios que convertem

O método AIDA explica todos os estágios que um comprador passa para tomar a decisão final de compra (ou não compra) de um produto ou serviço. Esse modelo de comunicação permite compreender o que o lead sente em cada uma dessas etapas.

Essas etapas compõem o modelos AIDA, iniciais que abreviam as palavras atenção, interesse, desejo e ação. Cada uma dessas iniciais representa uma etapa na jornada de compra do cliente. Entender esse ciclo é essencial para que sua marca aumente as taxas de conversão e tenha sucesso nas vendas.

ENTENDENDO AS 4 ETAPAS DO MODELO AIDA

 

Como você já sabe, AIDA se refere, na prática, a: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Entenda a seguir, de forma mais aprofundada, sobre cada um dos pontos e veja como você pode utilizá-las na hora de atrair clientes!

Atenção

 

O primeiro estágio do modelo AIDA é a consciência. 
Nele, você precisa criar consciência sobre sua empresa, seus produtos e serviços através dos esforços de vendas e marketing.
Isso inclui o reconhecimento da marca também.
Assim, você pode fazer com que os potenciais clientes conheçam sua marca e o que você está oferecendo por meio dela.
O que pode ser um desafio no mercado atual saturado, onde é possível encontrar várias outras marcas que estão oferecendo a mesma solução. 
Por isso, você precisa dar o seu melhor para criar sua própria presença neste mercado. Assim, poderá chamar a atenção para o que oferece e ajudar as pessoas a reconhecer os valores únicos associados à sua marca.

Interesse

 

Agora que você já sabe a primeira parte do método AIDA, é hora de aprender a manter o consumidor interessado no que você tem a dizer. Nessa etapa, é importante oferecer conteúdos que sejam realmente relevantes ao público — aqui, a necessidade de ter uma persona bem-definida volta a aparecer.
É mais simples despertar a curiosidade do cliente se você conhecê-lo. Assim, planeje conteúdos que apresentem soluções para os problemas dele, sendo coerente com a estratégia usada no primeiro passo. Isso quer dizer que, se usou uma pergunta para chamar atenção, precisa respondê-la agora para manter o cliente interessado.
Nessa etapa, você ainda não vai falar sobre o produto ou serviço — o foco deve ser na persona, nas necessidades e dores dela. Assim, ela ficará cada vez mais curiosa e continuará ouvindo o que você tem a dizer.

Desejo

 

Depois de conseguir a atenção e manter o público interessado, o próximo passo no modelo AIDA é fazer a persona desejar o que você tem para oferecer. Ela já conhece o seu produto ou serviço, mas não necessariamente ainda o deseja.
Portanto, para tornar o conteúdo interessante a ponto de fazer o público desejá-lo, é pertinente utilizar recursos como promoções e brindes, por exemplo.
Além disso, se o consumidor chegou até essa fase da jornada, a adoção de gatilhos mentais funciona como um empurrãozinho para transformar o desejo em ação.

Ação

 

A ação depende dos objetivos do seu negócio, mas ela não se limita apenas ao ato de comprar um produto ou serviço. Em alguns casos, a ação pode ser a persona efetuar o cadastro para receber um e-mail marketing ou a participação em um seminário, por exemplo.
Vale mencionar ainda que hoje em dia muito se fala no que acontece após a ação. Por isso a questão do pós-venda, do remarketing e do retargeting estão cada vez mais em voga no atual contexto do marketing digital.
Além disso, a AIDA pode ser relevante e atuante também em estratégias para o comércio online.
Independente de qual seja o seu objetivo, é na etapa de ação do modelo AIDA que você consegue um engajamento mais completo do seu público de consumidores.

Esse modelo deve estar presente em uma estratégia de planejamento de conteúdo. Quando realizada com a ajuda de uma empresa focada em marketing de conteúdo e que seja especialista no seu mercado, as chances de êxito e de eficácia são muito maiores.
O motivo é simples: o marketing de conteúdo é a estratégia mais eficaz para atrair clientes e, por mais que o modelo AIDA deva estar presente nela, somente uma companhia especialista entende bem o seu negócio e o tipo de cliente ideal para ele.