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MARKETING E VENDAS: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESSES CONCEITOS

MARKETING E VENDAS: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESSES CONCEITOS

MARKETING E VENDAS: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESSES CONCEITOS

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que o objetivo do marketing é atrair clientes em potencial, enquanto o objetivo das vendas é lidar diretamente com os consumidores, conduzir negociações e, por fim, fechar contratos.

Todo empreendedor sabe que a área de marketing e vendas é uma das áreas mais utilizadas e relevantes em uma empresa.

Embora ambos sejam responsáveis ​​diretos pelos resultados de uma organização, muitos profissionais ainda confundem seus conceitos e atribuições.

Isso não aconteceu por acaso. Na verdade, os objetivos dos dois departamentos são bastante semelhantes e precisam cooperar entre si.

Em primeiro lugar, é importante destacar que as responsabilidades de cada setor são diferentes. Enquanto um cuida da atração de clientes, outro é encarregado pelo fechamento da compra. Só aí já temos uma diferença grande.

Além disso, temos que entender também que o marketing é o setor que pensa no futuro do negócio, trilhando metas para que os objetivos da marca sejam atingidos. Já o campo das vendas é focado no presente, visando à conversão imediata do lead em cliente.

Algumas etapas do setor de MARKETING são:

– Conhecimento de mercado

Para qualquer empresa se posicionar no mercado, entender seus clientes e atingir seus objetivos, primeiro ela precisa entender o ramo que deseja ou já pisou.

Para o efeito, este mercado é estudado em detalhe, juntamente com os seus pontos fortes e fracos na estratégia.

– Captura de leads

A ideia principal aqui é apresentar o negócio ao público e criar conexões, tornando a imagem da empresa mais forte e associada à liderança.

– Construção de Relacionamento

Dar ao usuário informações sobre todos os produtos que você oferece, mesmo que ele não esteja pronto para finalizar a compra no momento, é a melhor forma de se conectar e ser lembrado.

Essa forma de estar sempre presente e torna os leads cada vez mais conscientes de todos os seus produtos e serviços é a forma mais eficaz de desenvolver relacionamentos.

Algumas etapas do setor de VENDAS:

– Conversão de leads em clientes a partir das vendas

O marketing prepara esse lead, repassa informações e faz isso com um tom muito mais informativo, para apresentar a empresa.

Quando a nutrição do relacionamento acontece via vendas, o tom já é outro.

Aqui a intenção realmente é vender.

– Compreensão das necessidades definidas

Bem alinhada com as ações de marketing, o time de vendas entrar em contato com com o potencial cliente, em um cenário muito propício para o fechando da venda.

Como você pode ver, com marketing e vendas trabalhando de mãos dadas, todo o processo de vendas se torna mais fácil e eficiente. Por isso é importante para você, empresário, saber que embora sejam áreas distintas, esses dois departamentos devem trabalhar juntos para o sucesso do negócio.