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MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS

MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS

15 de novembro de 2021 4 min de leitura

O que as empresas mais precisam em tempos de crise?

Sem sombra de dúvidas a resposta é VENDER MAIS, porém as empresas só pensam em vender, vender e vender e não param pra planejar.

O “vender mais” deveria se a consequência de uma série de fatores dentre eles:

  • Planejamento estratégico de logística e processos internos;
  • Capacitação de equipe;
  • Investimento em atendimento;
  • Garantia de produto/serviço de qualidade;
  • Canais estruturados de venda;
  • Estratégia de marketing.

Opa, tocamos em um ponto que gera muita confusão na cabeça dos empresários: o PLANEJAMENTO DE MARKETING.

Como todos sabem ou deveriam saber, Marketing não é publicidade, e sim, a publicidade faz parte do marketing.

Erroneamente, muitas empresas contratam agências de publicidade na esperança de vender mais, e na verdade as agências têm como principal propósito ATRAIR.

A partir daí o funil de vendas irá funcionar naturalmente dentro da estratégia de inbound marketing configurada para aumentar as vendas.

E as vendas dificilmente acontecerão sem o envolvimento da empresa no processo.

Então, o que leva uma empresa a contratar uma agência de publicidade? A esperança de poder vender mais com as divulgações.

E esse conceito não vai mudar, o que as agências precisam é de um bom planejamento envolvendo o cliente no processo desde o Briefing inicial até a aprovação de campanhas.

O que uma agência 360 graus oferece às empresas? 

  1. Planejamento de campanhas publicitárias mensais e sazonais integradas;
  2. Produção de conteúdo para Redes Sociais (plataformas de integração social e digital);
  3. Planejamento e veiculação de mídia social (posts patrocinados e anúncios através de mapeamento de público alvo);
  4. Desenvolvimento de peças para campanhas off-line integradas as mídias sociais;
  5. Contratação e veiculação de mídias tradicionais (off-line);
  6. Contratação e Impressão de materiais gráficos.

Qual o desafio? Fazer com o que o cliente venda mais!

Mas como? Pois como lemos acima, vender mais depende de uma série de fatores.

A agência precisa entender qual é o seu propósito e saber dialogar com o empresário.

Todo empresário que tiver acesso a esse texto vai entender o objetivo de uma agência.

Alguns empresários não têm a concepção do funcionamento da agência porque ainda não foram orientados.

Cabe às agências, difundirem este conhecimento no mercado.

As campanhas precisam ser integradas às estratégias de marketing digital e mídias off-line, dessa forma, é necessário estruturar junto com o empresário os canais de atendimento para receber os clientes interessados.

A estratégia deve conter técnicas de atração e formas de canalizar leads (contatos cadastrados de pessoas interessadas em consumir ou contratar), resumimos tudo isso em:

  • Mapeamento de personas e público alvo para escolher e contratar as mídias mais eficazes (online e off-line);
  • Utilizar gatilhos mentais (escassez, necessidade e desejo) nas peças publicitárias (online e off-line);
  • Conteúdo rico para atrair a atenção;
  • Toda divulgação seja off ou on precisa de um canal de conversão (Offline: site ou telefone, Online: Call To action com telefones, link para whatsapp ou link para uma landing page.

Esses quatro tópicos são essenciais para que uma campanha funcione.

Para a agência trazer resultados, é extremamente importante negociação com o empresário 2 tópicos:

  1. fee da agência pela prestação de serviços de agenciamento publicitário, produção de conteúdo e administração de mídias;
  1. Verba para mídias digitais e mídias off-line (lembrando que a agência tem 20% dos valores de mídias contratadas – Bônus de veiculação BV).

Contudo, o mercado está realmente carente de pessoas dispostas ao diálogo.

As agências abertas ao diálogo serão as agências do futuro, pois tudo está evoluindo muito rápido e o empresário não consegue acompanhar tudo.

Agências cuja a equipe de atendimento tenha uma comunicação empresarial apurada com certeza terão mais sucesso.

Os empresários precisam dessa atenção, paciência e compromisso com os resultados.

Uma vez que o empresário entender o objetivo da agência de publicidade digital e o que ela pode oferecer para aumentar as vendas, a parceria será longa e duradoura.

Por outro lado, a agência precisa se comprometer com a excelente execução das campanhas e com a apresentação de resultados com base em relatórios, a partir daí o empresário pode acompanhar os resultados de leads atraídos com o esperado aumento de vendas e tomar decisões.