MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS
O que as empresas mais precisam em tempos de crise?
Sem sombra de dúvidas a resposta é VENDER MAIS, porém as empresas só pensam em vender, vender e vender e não param pra planejar.
O “vender mais” deveria se a consequência de uma série de fatores dentre eles:
- Planejamento estratégico de logística e processos internos;
- Capacitação de equipe;
- Investimento em atendimento;
- Garantia de produto/serviço de qualidade;
- Canais estruturados de venda;
- Estratégia de marketing.
Opa, tocamos em um ponto que gera muita confusão na cabeça dos empresários: o PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Como todos sabem ou deveriam saber, Marketing não é publicidade, e sim, a publicidade faz parte do marketing.
Erroneamente, muitas empresas contratam agências de publicidade na esperança de vender mais, e na verdade as agências têm como principal propósito ATRAIR.
A partir daí o funil de vendas irá funcionar naturalmente dentro da estratégia de inbound marketing configurada para aumentar as vendas.
E as vendas dificilmente acontecerão sem o envolvimento da empresa no processo.
Então, o que leva uma empresa a contratar uma agência de publicidade? A esperança de poder vender mais com as divulgações.
E esse conceito não vai mudar, o que as agências precisam é de um bom planejamento envolvendo o cliente no processo desde o Briefing inicial até a aprovação de campanhas.
O que uma agência 360 graus oferece às empresas?
- Planejamento de campanhas publicitárias mensais e sazonais integradas;
- Produção de conteúdo para Redes Sociais (plataformas de integração social e digital);
- Planejamento e veiculação de mídia social (posts patrocinados e anúncios através de mapeamento de público alvo);
- Desenvolvimento de peças para campanhas off-line integradas as mídias sociais;
- Contratação e veiculação de mídias tradicionais (off-line);
- Contratação e Impressão de materiais gráficos.
Qual o desafio? Fazer com o que o cliente venda mais!
Mas como? Pois como lemos acima, vender mais depende de uma série de fatores.
A agência precisa entender qual é o seu propósito e saber dialogar com o empresário.
Todo empresário que tiver acesso a esse texto vai entender o objetivo de uma agência.
Alguns empresários não têm a concepção do funcionamento da agência porque ainda não foram orientados.
Cabe às agências, difundirem este conhecimento no mercado.
As campanhas precisam ser integradas às estratégias de marketing digital e mídias off-line, dessa forma, é necessário estruturar junto com o empresário os canais de atendimento para receber os clientes interessados.
A estratégia deve conter técnicas de atração e formas de canalizar leads (contatos cadastrados de pessoas interessadas em consumir ou contratar), resumimos tudo isso em:
- Mapeamento de personas e público alvo para escolher e contratar as mídias mais eficazes (online e off-line);
- Utilizar gatilhos mentais (escassez, necessidade e desejo) nas peças publicitárias (online e off-line);
- Conteúdo rico para atrair a atenção;
- Toda divulgação seja off ou on precisa de um canal de conversão (Offline: site ou telefone, Online: Call To action com telefones, link para whatsapp ou link para uma landing page.
Esses quatro tópicos são essenciais para que uma campanha funcione.
Para a agência trazer resultados, é extremamente importante negociação com o empresário 2 tópicos:
- fee da agência pela prestação de serviços de agenciamento publicitário, produção de conteúdo e administração de mídias;
- Verba para mídias digitais e mídias off-line (lembrando que a agência tem 20% dos valores de mídias contratadas – Bônus de veiculação BV).
Contudo, o mercado está realmente carente de pessoas dispostas ao diálogo.
As agências abertas ao diálogo serão as agências do futuro, pois tudo está evoluindo muito rápido e o empresário não consegue acompanhar tudo.
Agências cuja a equipe de atendimento tenha uma comunicação empresarial apurada com certeza terão mais sucesso.
Os empresários precisam dessa atenção, paciência e compromisso com os resultados.
Uma vez que o empresário entender o objetivo da agência de publicidade digital e o que ela pode oferecer para aumentar as vendas, a parceria será longa e duradoura.
Por outro lado, a agência precisa se comprometer com a excelente execução das campanhas e com a apresentação de resultados com base em relatórios, a partir daí o empresário pode acompanhar os resultados de leads atraídos com o esperado aumento de vendas e tomar decisões.