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COMO MANTER A RELEVÂNCIA NO GOOGLE

COMO MANTER A RELEVÂNCIA NO GOOGLE

COMO MANTER A RELEVÂNCIA NO GOOGLE

O processo de tomada de decisão de compra, atualmente, não acontece no calor do momento. Muitas pesquisas e comparações entre a concorrência são feitas.

Com tantos sites disponíveis, é preciso competir agressivamente para atrair tráfego direcionado e alcançar posições privilegiadas no Google. Essa é a meta que todo negócio precisa para construir sua marca, gerar leads e aumentar suas receitas.

Antes de saber como manter relevância no Google, é necessário entender como funcionam esses algoritmos. Sendo um conjunto de operações que define como será o resultado nos mecanismos de busca e que serão apresentados ao usuário, os algoritmos têm a missão de melhorar os resultados e salvar a experiência do usuário, bloqueando as más práticas na plataforma.

Na prática, o que existe é uma série de algoritmos que analisam o que você está procurando para exibir os resultados mais expressivos. Esses algoritmos existem, em teoria, para fazer continuamente uma análise mais detalhada das pesquisas realizadas. O objetivo do Google é mostrar para o usuário o que há de principal para ajudá-lo.

Os principais mecanismos e usos do algoritmo do Google para retornar uma pesquisa são:

Análise das palavras buscadas

O primeiro e mais óbvio ponto é que o algoritmo analisa todas as palavras digitadas na barra de busca. A partir daí, serão procuradas as correspondências.

Correspondências da pesquisa

O algoritmo busca seus termos de pesquisa no índice para encontrar as páginas apropriadas. Ele analisa com que frequência e onde essas palavras-chave aparecem na página, seja em títulos, cabeçalhos ou no corpo do texto.

Classificação por utilidade

Aqui, o Google vai classificar os resultados de acordo com a utilidade para o usuário. A cada consulta, podem existir até mesmo milhões de páginas relevantes. Para encontrar as melhores informações de toda a web, o algoritmo do Google analisa centenas de fatores diferentes, como a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que os termos de pesquisa aparecem e a experiência do usuário nas páginas.

Interpretação do contexto

Mais análises são rodadas nos seus termos de pesquisa em busca de uma contextualização melhor. Informações do local de onde é feita, histórico de buscas anteriores e configurações da pesquisa ajudam o Google a procurar os resultados mais úteis e relevantes naquele momento específico.

Exibição dos melhores resultados

A etapa final. Considerando todas as fases anteriores, o algoritmo lista o que há de mais relevante.

Agora que você entendeu como o algoritmo funciona e o que ele analisa, é hora de aprender dicas de como posicionar o seu site entre o 1º e 3º lugar nas pesquisas do Google:

Atente-se a velocidade do site e das páginas

Se suas páginas demorarem muito para carregar, você poderá ver um aumento na sua taxa de rejeição, o que afetará sua classificação no Google. Os usuários esperam uma boa experiência de navegação, e é por isso que a velocidade da página é um importante fator de classificação. Sempre tenha isso em mente ao auditar seu site para melhorias de SEO.

Usabilidade no mobile

Mesmo que a versão desktop do seu site seja perfeita, se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, ele pode ter uma classificação ruim no Google. Sempre visualize suas páginas da web para garantir que elas sejam facilmente acessíveis em diferentes dispositivos.

Links internos e externos

O Google funciona rastreando e indexando diferentes partes do conteúdo do seu site. Os rastreadores usam links internos como sinais para ajudá-los a analisar e indexar adequadamente essas informações.

Palavras-chave adequadas

Falar sobre SEO sem abordar palavras-chave é quase impossível, assim como desenvolver uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo. Eles devem ser escolhidos levando em consideração o que os clientes em potencial estão procurando e sua concorrência no mecanismo.

Otimizar meta descrição

Como ela não é fator de ranqueamento no Google, ou seja, o que estiver escrito nela não influenciará seu posicionamento, o foco deve estar em descrever o conteúdo da página com precisão e servir de isca para atrair mais usuários através da busca orgânica.

Se você construindo um negócio ou simplesmente curioso para entender como funciona o algoritmo do Google e aprender maneiras de rankear melhor o seu site, entre em contato conosco para saber mais sobre a implementação dessas estratégias!