Como atender clientes na internet?


O bom atendimento ao cliente é a atitude chave para os negócios da empresa: se é bom, os retornos para a companhia são excelentes, mas se é ruim pode ser a causa (ou contribuir muito) para a perda de clientes, credibilidade e, consequentemente, de rendimentos. Para se ter uma ideia, o atendimento ruim faz com que os consumidores deixem de fazer negócio com a empresa. Eles acreditam que as companhias não dão atenção ao consumidor, o que resulta em insatisfação.

O atendimento online é bem mais prático, rápido e fácil que enviar um e-mail ou até mesmo telefonar, mas tem uma desvantagem: por ser muito rápido, você tem pouquíssimo tempo para deixar o cliente interessado no que você está vendendo.

Confira algumas regras importantes para um bom atendimento online:

  • Não demore para responder – Quando você está com o chat online ativado, quem te procura quer aproveitar a vantagem de conversar com você na hora. Caso contrário ela mandaria um e-mail ou ligaria. Não perca uma excelente oportunidade de interagir com um cliente interessado em seu serviço.
  • Seja prestativo – Por mais que você não trabalhe com o que estão te perguntando, talvez você conheça alguém para recomendar. Talvez no futuro ela precise de um serviço como o seu e já saiba quem procurar.
  • Não use o CAPS LOCK – Quando o Caps Lock é usado, parece que você está gritando com a pessoa. Portanto, esse é um ponto bem importante para ficar atento.
  • Sempre que possível, tire as dúvidas dentro do chat – Se uma conversa foi iniciada via chat, dê continuidade a ela. Tire as dúvidas que o seu cliente tiver e não tenha medo da conversa ficar informal. O seu diferencial nesse momento é poder resolver os problemas ou tirar a dúvida na hora via chat. Na hora que o cliente der sinais claros de que quer comprar, aí sim você encaminha uma proposta por e-mail ou marca uma reunião.
  • Não seja passivo na conversa – Você não precisa esperar que o cliente tome todas as iniciativas na conversa. Se ele começou, continue a conversa para descobrir como você pode ajudá-lo.

Portanto, sempre tente lembrar de como você fica feliz quando um atendente tira suas dúvidas de forma eficiente. Se coloque no lugar do seu cliente e trate-o da forma que gostaria de ser tratado.

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Comments

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