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AS 6 PRINCIPAIS AÇÕES DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

AS 6 PRINCIPAIS AÇÕES DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

AS 6 PRINCIPAIS AÇÕES DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

As empresas precisam desenvolver a consciência da importância de realizar ações de marketing para captar clientes e aumentar as vendas. Principalmente porque que estamos na era do relacionamento, onde vender não é o suficiente, é preciso relacionar-se com os clientes!

Somente dessa forma será possível criar uma relação de confiança, onde o cliente saberá que pode contar com sua empresa, quando precisar.

Como todo relacionamento, ele precisa ser construído, mantido e nutrido. Por isso, o investimento de tempo e recursos pode ser maior, mas o retorno também é mais alto.

Nesse sentido, há uma série de ações necessárias para criar e manter esse relacionamento rumo a fidelização do cliente. Confira 6 dessas principais ações para implementar na sua estratégia:

Conheça os clientes

Conhecer o cliente é uma combinação de informações que você precisa levantar para que possa desenhar o seu perfil de compra.

Não canse seu cliente com um monte de perguntas ou pesquisas. Seja objetivo. O que você precisa saber é qual o comportamento de compra de seu cliente – quando compra, o que compra, como compra.

Isto o ajudará a ser mais assertivo em suas ofertas.

Crie ações personalizadas

Outra forma de aprimorar o relacionamento com o cliente é realizar ações personalizadas junto a eles. Ou seja, você deve se concentrar em iniciativas que façam referência às características únicas de seu público para que ele se sinta valorizado no contato com a sua empresa.

Promoções genéricas até atraem um bom público, mas é possível ter resultados ainda mais significativos com o marketing de relacionamento ao segmentar a sua abordagem. Considere os dados que você já possui sobre os hábitos e características do seu público para detectar oportunidades vantajosas.

Personalize o atendimento

O grande destaque de uma empresa é o atendimento e, não à toa, essa é uma das ações de marketing de relacionamento que mais são utilizadas no mercado. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e com urgência, o que torna um diferencial aquelas empresas que possuem um bom atendimento.

Muito além de oferecer simpatia, prestar um bom atendimento é oferecer ao cliente a melhor experiência, como promover mecanismos que facilitem as solicitações em tempo real, otimizando o atendimento para quem não quer contactá-lo por telefone.

Dê ao seu cliente a atenção que ele merece

Demonstre atenção por meio de conteúdos relevantes.

Quanto mais canais vocês tiverem para se relacionar e manter o vínculo, melhor. Desde que você dê conta de proporcionar uma boa experiência em todos eles.

Assim, fica cada vez mais fácil manter o relacionamento.

Surpreenda

O fator surpresa é sempre um super trunfo em qualquer relacionamento, principalmente no mundo dos negócios, quando você almeja fidelizar e reter clientes.

Ofereça aos seus clientes algo que eles não esperam – mas desejam e valorizam.

Como fazer isso? Ouvindo as necessidades do seu público, o que eles tem a dizer. Construindo essa base é possível saber exatamente o que ele deseja.

Acompanhe os clientes após as vendas

Depois que um cliente compra um produto ou serviço de sua empresa, é importante fazer um acompanhamento para garantir que ele esteja satisfeito com a experiência.

Feedbacks em forma de pesquisas ou avaliações ajudam para que você se certifique de que, se a experiência deles não foi positiva, você pode remediar isso. Você pode fornecer informações adicionais sobre produtos que podem complementar suas compras.

Independentemente da abordagem exata que você adota ao acompanhar os clientes, é importante que sua empresa mantenha uma atitude genuína. Faça um esforço para responder aos comentários dos clientes e implemente soluções que levem a uma melhor experiência geral com sua empresa.

Botando estas ações em prática e, tendo em mente que o marketing de relacionamento traz resultados a longo prazo, sua empresa está caminhando em direção ao sucesso. Cultivar o relacionamento com cada cliente de forma pessoal e exclusiva, certamente é o plano ideal para destacar-se em meio à concorrência e fixar sua marca na mente dos clientes, tornando-se referência para eles.