A importância da análise da concorrência para a sua estratégia
A importância da análise da concorrência para a sua estratégia
A análise da concorrência é o estudo do desempenho de outros players do mercado. O objetivo é que essa análise leve em consideração suas características, estratégia, público-alvo, produto e muitos outros elementos.
O ponto mais importante de uma análise competitiva é formar um retrato preciso a respeito da disputa que a sua própria empresa tem em seu ramo de atuação. Se falta informação nesse estudo, podem ocorrer problemas de planejamento e execução capazes de comprometer os seus resultados.
É necessário levar em consideração os pontos fortes e pontos fracos de cada negócio para entender qual é o diferencial competitivo da sua empresa. É preciso identificar o que está se passando no seu mercado para planejar e executar as melhores ações para a sua empresa. Trabalhar sem essas informações não é nada produtivo e pode prejudicar seriamente os seus resultados, além ampliar a vantagem dos seus concorrentes.
Colocando a análise da concorrência em prática, você tem mais chances de melhorar as suas vendas e encontrar um diferencial competitivo que agregue valor à sua marca.
Se você quer conhecer mais sobre esse assunto para montar uma estratégia eficaz e assertiva, saiba o que levar em consideração ao analisar a sua concorrência:
Defina quem são seus concorrentes
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas pecam por não segmentar a concorrência de um modo mais aprofundado. Portanto, analise e mapeie os concorrentes que são uma ameaça mais próxima e concorrem diretamente com o seu mercado.
Mapeie as estratégias de marketing dos seus concorrentes
Agora que você sabe quem são seus concorrentes, chega a hora de saber como analisá-los. Descubra quais as estratégias mais utilizadas por eles, quais mais dão resultados positivos e quais tem se mostrado errôneas. Para analisar a concorrência de marketing do seu mercado é preciso mapear quais ações fazem parte das estratégias de marketing dos seus concorrentes.
Pontue as ações mais assertivas da concorrência
O próximo passo é pontuar as práticas dos concorrentes que dão certo e que ainda não fazem parte das estratégias do seu plano de marketing. Isso lhe dará clareza sobre os pontos em que precisam melhorar.
Lembre-se sempre de que a análise de concorrência não pode ser algo esporádico ou pontual. Especialmente em marketing, que é algo dinâmico e necessita uma avaliação frequente de desempenho e resultados, tanto os seus quanto os de seus concorrentes.